Carlos Alberto Sardenberg

Carlos Alberto Sardenberg

Mais fotos:


 

 

 


CARLOS ALBERTO SARDENBERG PODERÁ APLICAR SEU CONTEÚDO NOS SEGUINTES FORMATOS
palestraapresentadormestre de cerimôniaModerador
X---

Nenhum post encontrado com estes critérios.

Carlos Alberto Sardenberg

Jornalista

Temas: Economia - SP

 

SOLICITE UMA PROPOSTA Temos qualidade no seu atendimento e segurança na contratação.

 

Sobre:

 

Jornalista e âncora do programa CBN Brasil, veiculado de segunda a sexta, das 12 às 14hs, pela CBN, rede nacional de radiojornalismo. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews) e do Jornal da Globo, da TV Globo. Escreve uma coluna em O Estado de S.Paulo, às segundas-feiras, e outra, às quintas-feiras, no jornal O Globo.

 

Na tevê, foi apresentador do Jornal das Dez da Globonews, do telejornal da Gazeta Mercantil e do Roda Viva, programa da entrevistas da TV Cultura. É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).

 

Em 43 anos de jornalismo, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.

 

Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior. De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad) - ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.

 

De 1987 a 88, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.

 

Outras atividades principais que exerceu:

  • Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil.
  • Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo.
  • Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.

 

Publicou os seguintes livros:

  • O Assunto é Bolsa -- Editora Saraiva, 2011, com Mara Luquet. Comentárias e histórias sobre o mercado de ações no Brasil.
  • Neoliberal, não. Liberal - Editora Globo, 2008. Ensaios sobre a economia, política e cultura brasileiras.
  • O Assunto é Dinheiro - Editoria Saraiva, 2006, com Mara Luquet. Sobre investimentos pessoais.
  • O Assunto é Vinho - Editora Saraiva, 2007, com Renato Machado. Comentários sobre a arte de tomar vinho.
  • Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado, editora Companhia das Letras, 1987, uma reportagem sobre a criação, preparação e lançamento do Plano Cruzado, a primeira tentativa de reforma monetária no Brasil. O livro esteve na lista dos dez mais vendidos na revista Veja.

 

PALESTRA
Principais temas:
* Brasil - Cenários, Oportunidades e Desafios;
* Brasil - Mercado Interno e Exportações;
* A Nova Economia;
* Conjuntura Nacional;
* Governo e Políticas Públicas;
* Macroeconomia e Tendências;
* Cenário Nacional e Internacional;
* Perspectivas para a Indústria no quadro Econômico Nacional;
* Perspectivas Políticas e Econômicas;
* Política Econômica.

 

PUBLICAÇÕES

Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado
Sinopse: Uma reportagem sobre a criação, preparação e lançamento do Plano Cruzado, a primeira tentativa de reforma monetária no Brasil.
O livro esteve na lista dos dez mais vendidos na revista Veja.

Autor: Sardenberg, Carlos Alberto
Editora: Companhia das Letras, 1987
Categoria: Economia

 

Neoliberal, não. Liberal. Para entender o Brasil de hoje e de amanhã
Sinopse: O livro traz em oito capítulos: Casos brasileiros: o marreteiro, o gringo e Antonio Ermírio Funcionários e ladrões Esquerda, direita, nem tanto Liberdade e castigo Do socialismo ao capitalismo Quinze anos com a mesma política econômica Riqueza e distribuição, o difícil balanço Privatizações, ideologia e necessidade.

Autor: Sardenberg, Carlos Alberto
Editora: Editora Globo, 2008
Categoria: Economia / Economia Brasileira

 

O Assunto é Tecnologia, uma conversa com Carlos Alberto Sardenberg e Daniela Braun
Sinopse: Em minha andança pelo mundo, tenho testemunhado o lançamento das tecnologias e produtos, desde a carteira virtual no Japão até as incontáveis aplicações da internet.
Ao ouvir Sardenberg falar sobre esses temas, com sua incrível facilidade e leveza, descubro sempre aspectos que não havia percebido em meus contatos pessoais com a tecnologia. Daniela Braun tem também essa simplicidade e o encanto do conhecimento de todos os fundamentos técnicos dos produtos e de seus aplicativos.
Raros são os jornalistas que combinam em tão alto grau a atualização de conhecimentos e a capacidade de transmiti-los de forma tão interessante. Li e reli com grande prazer este livro e tenho certeza de que o leitor irá fazê-lo com o mesmo interesse.

Autor: Sardenberg, Carlos Alberto / Braun, Daniela
Editora: Editora Globo, 2007
Categoria: Engenharia e Tecnologia / Tecnologia (Diversos)

 

O Assunto é Dinheiro, uma conversa com Carlos Alberto Sardenberg e Mara Luquet
Sinopse: Administrar as finanças domésticas de forma a viver bem hoje e no futuro está ao alcance apenas dos indicados em assuntos financeiros?
Os autores mostram que não, diariamente, milhares de ouvintes da CBN. Num bate papo marcado pela irreverência e bom humor, os dois jornalistas passeiam pelo tema desmistificando-o e indicando caminhos para se lidar com dinheiro, com larga dose de com senso e um pouco de estratégia. Receita ao alcance de todos.

Autor: Sardenberg, Carlos Alberto / Luquet, Mara
Editora: Saraiva, 2006
Categoria: Economia / Teoria Econômica

 

O Assunto é Vinho, uma conversa com Carlos Alberto Sardenberg e Renato Machado
Sinopse: Este livro é destinado tanto para os "amantes do vinho" quanto para o público leigo. Com linguagem acessível, traz várias informações curiosas sobre o tema.
Um de seus grandes diferenciais são seus autores: Renato Machado, jornalista, crítico e profundo conhecedor de vinhos, e Carlos Alberto Sardenberg, jornalista experiente que soube fazer as perguntas e os comentários que resultaram - de uma maneira gostosa e descontraída - em como se deve literalmente "apreciar" e utilizar o vinho em suas diversas maneiras e momentos.
Para o apreciador há uma variedade de informações, incluindo comentários sobre os vinhos de diversas regiões e suas qualidades quais são os vinhos brasileiros mais bem-sucedidos dicas de como montar uma adega a temperatura ideal para vinhos etc. Para leigos, as informações são destinadas a qualquer evento rotineiro, como por exemplo: dicas de vinho para ser servido num casamento, as diferenças entre o vinho tinto e o vinho branco, e até mesmo o tipo de vinho que acompanha melhor um determinado prato.

Autor: Machado, Renato / Sardenberg, Carlos Alberto
Editora: Saraiva, 2007
Categoria: Gastronomia / Bebidas

 

 

Palestrantes do mesmo tema: