Marcos Pontes
----

Mais fotos:

----

Vídeos:

Dificuldade ao seu favor

Show

MARCOS PONTES PODERÁ APLICAR SEU CONTEÚDO NOS SEGUINTES FORMATOS
palestra workshop treinamento consultoria
X - - -

Marcos Pontes

Astronauta

Temas: Motivacional, Superação, Liderança, Sucesso

 

Sobre:

 

Marcos Cesar Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

 

Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da naveSoyuz TMA-7.

 

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, em 1980. Em 1984 recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989 iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998 obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia.

 

Foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional.

 

Como piloto da FAB possui quase 2 000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, entre elas o F-15, F-16, F-18 e MIG – 29.

 

Em junho de 1998 foi selecionado para o programa espacial da NASA, para a candidatura a que o país tinha direito no programa espacial do governo estadunidense, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

 

Iniciou o treinamento obrigatório em agosto daquele ano no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston,seu grupo de treinamento numero 17 da Nasa foi apelidado de Os Pinguins. Em dezembro de 2000, ao concluir o curso, foi declarado oficialmente "astronauta da NASA".

 

Publicou três livros

  • É Possível!. Como transformar seus sonhos em realidade;
  • Missão cumprida, compartilhando suas ideias e sensações durante todos os eventos que envolveram os bastidores, a preparação, a execução, as polêmicas e os impactos da primeira missão espacial tripulada da história do Brasil;
  • O Menino do Espaço traz de forma divertida e dinâmica a história do primeiro brasileiro a chegar ao espaço, focado ao público infanto-juvenil.

 

PALESTRA

Palestras com Conteúdo baseado em Conhecimento Profissional e Experiência de Vida única.

 

“De que vale ter conhecimento profissional e experiência de vida se isso não puder ser utilizado em projetos práticos e compartilhado com outras pessoas?

 

Além de ser uma atividade profissional digna e importante, ministrar palestras é uma maneira eficiente de fazer exatamente isso: compartilhar conhecimento e experiências.

 

Certamente, a experiência de ir ao espaço e de ser o primeiro, e único por enquanto, astronauta profissional do país é algo muito especial e exige anos de preparação técnica e emocional em muitas áreas. Manter-se nessa profissão também é um desafio.

 

Além da minha profissão de astronauta, tenho outras atividades atuais que trazem experiências incríveis, a nível internacional e nacional, e que também somam conhecimento e experiências que também precisam ser compartilhadas.

 

Contudo, pouca gente faz ideia do sacrifício que foi "chegar" lá. Eu não tive nenhum tratamento especial. Todos que estudaram comigo, seja nas escolas públicas ou privadas,
podiam ter chegado lá em vez de mim. O que fez a diferença? O que é preciso para ter sucesso? Como organizações como NASA, ONU, etc. gerenciam seus projetos? Como uma tripulação espacial é treinada para trabalhar em equipe em condições críticas? E esse tipo de respostas, que eu quero levar para você e para a sua empresa. E se eu não contar essa história vivida, quem poderá contá-la?

 

Ou seja, para mim, ministrar palestras é, ao mesmo tempo, uma profissão e um grande prazer. Isso é importante! Trabalhar com prazer, faz toda a diferença.

 

Ao longo de toda a minha vida, tenho estudado diversas ciências. Com esforço, e não por ter sorte ou ser mais inteligente ou diferente de qualquer outra pessoa que estudou ou trabalhou comigo, construi oportunidades na vida em atividades profissionais únicas, e muitas vezes críticas, que acabaram por me dar uma experiência profissional muito especial. Não tendo nenhuma "habilidade ou talento especial", passei muita dificuldade, enfrentei desafios, superei muitos obstáculos e limitações pessoais. A única ferramenta que tenho é o esforço e a vontade de estudar.

 

É exatamente essa ideia que procuro transmitir em minhas palestras: você não precisa ser "especial ou talentoso", você precisa ter um sonho e REALMENTE querer realizá-lo.

 

E então? Pronto para começar a mudança que vai elevar sua vida para um outro patamar?